...
Sinto tantas vezes que não marcho ao mesmo ritmo
E não marcho na mesma direção que o resto das tropas
Como um desalinhado...

João Miguel, O Pássaro do Sul

30/05/2012

Mudança

Quem acusa outros de quererem mudar os de seu entorno, cai no absurdo de, o fazendo, querer mudar esses outros também, acusação essa que acontece umas vezes diretamente outras vezes implícita.

Sejam aqueles que acham alguém arrogante por emitir a sua opinião acerca duma situação ou conceito, seja os que se doem por outros amarem ou demonstrarem amor duma certa forma que não é a sua, seja os que simplesmente dogmáticos querem todos a pensar e agir do mesmo modo, o que mais que absurdo seria mortalmente entediante.

Mudar o mundo e/ou as pessoas todos gostaríamos, é algo da matéria do sonho, da cor da utopia que nos corre no sangue, que desejamos mesmo sem crermos estar a fazer algo nesse sentido.

Eu pessoalmente digo que gostaria que as pessoas mudassem na direção de terem mais sentido crítico e poder de reflexão, soubessem responsabilizar-se e responsabilizar, pensassem por cabeça própria, tivessem hombridade assumindo posição e se abrissem à discussão de ideias para o crescimento de todos, para uma maior ética universal.

Isto em contraponto aos que querem todos: ovelhas abnegadas dando a outra face, bonzinhos pela hipocrisia duma educação que sorri mesmo furiosa, comprados pela caridadezinha dos que não sabem ser só coração, calados pela gratidão ao que não pediram ou ao que simplesmente lhes era devido, vergados ao poder autoritário ou ao medo da ameaça implícita.

Isto porque sinto como escreveu um dia  José Saramago:

"Eu direi uma coisa muito clara: não tenho a obrigação de amar toda a gente, mas sim de a respeitar."

João Miguel, O Pássaro do Sul

Sem comentários: